terça-feira, 17 de julho de 2012

Os benefícios da beterraba


Vantagens no consumo de beterraba

  • Fonte de ácido fólico, fibras e potássio.
  • As folhas são uma fonte rica de potássio, cálcio, ferro, betacaroteno e vitamina C.
  • Pobre em calorias.
  • Rica em substâncias fitoquímicas, como as antocianinas e as saponinas, que se ligam ao colesterol no trato digestivo, reduzindo o risco de doenças cardíacas.
Desvantagens
  • Deixa a urina e as fezes avermelhadas, uma característica inofensiva, mas que acaba por alarmar as pessoas que a confundem com sangue.
  • Se propenso a desenvolver cálculos renais ou gota, evite folhas de beterraba, pois são ricas em oxalatos. O oxalato pode formar pequenos cristais e contribuir para o desenvolvimento de cálculos renais.
A beterraba é um legume extremamente versátil. A beterraba pode ser cozida e servida como acompanhamento, em salmoura, como salada ou condimento ou, até, usada como principal ingrediente do borche - sopa de beterraba típica do Leste Europeu. As folhas de beterraba, a parte mais nutritiva desse alimento, podem ser cozidas e servidas do mesmo modo que o espinafre ou a acelga.
Segundo o folclore, acreditava-se que a beterraba detinha poderes medicinais para curar enxaquecas e outras dores. Até hoje, alguns médicos naturalistas recomendam a beterraba para prevenir o câncer e fortalecer a imunidade; também sugerem suco de beterraba crua para acelerar a convalescença. Embora a beterraba seja uma fonte razoável de nutrientes, não existem provas científicas que a confiram qualquer benefício medicinal especial.


Não se esqueça dos talos. Uma porção de meia xícara de beterraba cozida fornece 45 mcg (microgramas) de ácido fólico, cerca de 20% da Ingestão Diária Recomendada (IDR) para adultos. Os talos, se consumidos ainda verde e frescos, são muito nutritivos: 1 xícara contém 35 mg de vitamina C, quase 80% do que é recomendado para mulheres adultas; 720 de RE (retinol) de vitamina A; 160 mg de cálcio; 2,5 mg de ferro; e 1300 mg de potássio.
As beterrabas mais saborosas são as menores, e ainda com as folhas. A melhor maneira de preparar a raiz da beterraba é cozinhá-la com casca, para que a maioria dos nutrientes e a intensa coloração vermelha sejam conservadas. Depois de deixá-la esfriar, a casca sai facilmente. A raiz da beterraba pode ser fatiada, cortada ou amassada, dependendo da forma como será servida. A beterraba também pode ser enlatada e embebida em vinagre. Alguns nutrientes se perdem nesse processo, mas o sabor adocicado da beterraba permanece.
Muitas pessoas notam que a urina e as fezes se tornam rosadas ou até mesmo vermelhas após comer beterraba. Isso não é sinal de nenhum problema e costuma ocorrer com aproximadamente 15% das pessoas que carecem das bactérias intestinais que decompõem a betalaína, o pigmento vermelho-claro presente na beterraba. Geralmente, a urina e as fezes voltam à sua coloração normal após um ou dois dias.

Fonte: Livro Alimentos Saudáveis Alimentos Perigosos

Nenhum comentário:

Postar um comentário